
Ajudando a
despertar na criança
o desejo de aprender.
O material didático e a possibilidade de se libertar a verdadeira natureza da criança.
Cada criança é única e especial. Maria Montessori acreditava que a criança já nasce com um potencial inato e sua curiosidade natural a leva a perseguir por determinados objetivos no seu processo individual de desenvolvimento.
Para que possa florescer, a criança precisa de orientação individual e materiais didáticos que estimulem e promovam esse desenvolvimento. Materiais precisos, simples e atrativos, que inspirem a criança a descobrir seus talentos individuais e forneçam os recursos necessários para que ela se torne uma pensadora independente e crítica.
O CucaLab desenvolve materiais didáticos que atendem aos propósitos do Sistema de Educação Montessori e servem de apoio ao currículo previsto pelo Método para crianças de 0 a 6 anos de idade.




Montessori descobriu que se a criança puder contar com um ambiente adequado, pode desenvolver quase tudo de forma independente e livre. Os materiais didáticos são parte fundamental desse ambiente. Eles são feitos para a criança, trabalhando um novo desafio de cada vez e dando a ela a oportunidade de perceber seus próprios erros.
Com liberdade de escolha e de repetir quantas vezes quiser cada exercício, a criança autoeduca-se constantemente. O material didático deve ser atrativo, para que a criança tenha interesse em manipulá-lo. Segundo Maria Montessori, eles devem dizer, por meio da estética: "use-me com cuidado, não me deixe ocioso, mergulhe aqui tuas mãozinhas". Conheça o processo de criação do CucaLab Montessori aqui.

Ambiente preparado:
6 materiais didáticos
para inspirar as crianças a aprender mais.
[GRATUITO]
Ao se inscrever, você também irá receber
e-mails de promoção e conteúdo do CucaLab.

Um outro jeito de educar
Foi assim, como mãe, que eu conheci o Sistema de Educação Montessori. Há 5 anos atrás e com uma filha de 3 anos, me sentia incomodada com a forma de educação que eu conhecia e estava sempre buscando um outro jeito de educar. Um jeito mais leve, natural e até mesmo divertido, tanto para mim quanto para ela.
Certo dia, em uma das minhas pesquisas na web, me deparei com um texto que abordava o Método Montessori e então eu descobri que esse novo jeito de educar que eu tanto buscava já existia e não era tão novo assim. Fiquei um tempo tentando entender como funcionava na prática uma educação em que a criança é a protagonista do processo de aprendizagem? Em que a criança tem a oportunidade de exercer a livre escolha? Em que o ambiente é preparado para que a criança possa desenvolver-se naturalmente, no seu ritmo? Em que a criança pode auto educar-se com o uso, principalmente, de materiais didáticos específicos?
Decidi então, ingressar em um curso de Formação de Educadores Montessorianos, ciclo de 3 a 6 anos, oferecido pelo Centro Educacional Menino Jesus, em Florianópolis, mesmo sem atuar profissionalmente na área de educação no momento. Apesar de vir de uma família de educadoras, ter cursado magistério e trabalhado em sala de aula com crianças em fase de alfabetização, minha formação acadêmica é em Design Gráfico e desde a minha graduação, na Universidade Federal de Santa Maria, RS, em dezembro de 2004, atuo nessa área.
A vivência no curso só aumentou o meu encantamento pelo Método, especialmente nas aulas de observação de classe, em que pude ver na prática a curiosidade, espontaneidade e liberdade das crianças em um ambiente cuidadosamente preparado para o seu desenvolvimento. A organização dos materiais didáticos e o respeito e cuidado com que são manipulados, tanto pelos educadores quanto pelas próprias crianças, como se fossem uma joia. E entendi que realmente são.
Os materiais didáticos são essenciais para a prática do Método Montessori e me chamou atenção o relato de inúmeras educadoras a respeito da dificuldade que enfrentam para encontrar e adquirir esses materiais. Suas características muito específicas fazem com que tenham custos altos ou então, quando mais acessíveis financeiramente, não possuem a qualidade e rigor de produção necessário.
Acredito que, além de tudo, o Método Montessori é um consistente caminho para a formação de adultos pensadores independentes e críticos e um valioso meio de crescimento e desenvolvimento pessoal. Penso que não precisa ser tão difícil encontrar materiais didáticos montessorianos de qualidade, que respeitem rigorosamente os princípios criados por Maria Montessori a um custo mais acessível, para que essa educação possa chegar e impactar mais educadoras e crianças. Com minha experiência de 15 anos na área de projetos de design, e acompanhamento de processos e produção gráfica, eu entendi que poderia ajudar.
E foi com esse propósito que fundei o CucaLab Montessori, em 15 de março de 2018, para ajudar educadoras a preparar um ambiente em que a criança possa florescer através do uso de materiais didáticos baseados no Método Montessori. Um estúdio de criação de materiais e recursos que servem de apoio ao currículo montessoriano e possuem uma metodologia única de desenvolvimento. Conheça o processo de criação do CucaLab Montessori aqui.
Andressa Dalla Costa Berger
Mãe, educadora montessoriana, designer gráfico e empreendedora.