7 coisas que você precisa saber sobre os materiais de desenvolvimento:
- Andressa D. C. Berger
- 17 de abr. de 2018
- 2 min de leitura
Atualizado: 4 de jul. de 2019
“Devemos dar à criança uma ajuda que incentive o seu desenvolvimento, e não o destrua”
(Maria Montessori)

1. A CRIANÇA É O PERSONAGEM PRINCIPAL: o uso dos materiais de desenvolvimento deve estar atrelado a outros elementos fundamentais no processo de aprendizagem, como o ambiente adequado e o papel do educador, por exemplo. Ele é o primeiro coadjuvante num processo onde a criança é o personagem principal.
2. CHANCE DE PERCEBER SEUS PRÓPRIOS ERROS: são autoeducativos, ou seja, na sua maioria, contém dispositivos que impedem a finalização da atividade se ela não estiver completamente correta.
3. CUIDADO COM A ESTÉTICA: é necessário que os materiais oferecidos as crianças sejam atraentes. Devem estar sempre completos e bem cuidados, pois somente um material que interesse a criança será escolhido para ser manipulado por ela.
4. TRABALHA A PACIÊNCIA E A ESPERA : o ideal é que se tenha uma unidade de cada material disponível, para que a criança utilize sozinha ou em pequenos grupos. Essa medida estimula o cuidado com esse material, que é exclusivo, além do respeito em esperar a sua vez de utilizar.
5. REPETIÇÃO DA ATIVIDADE QUANTAS VEZES FOR PRECISO: o material deve servir a manipulação da criança. Eles são feitos não só para que aprenda conteúdos, mas para que desenvolva seus sentidos e suas percepções.
6. SE ENSINA MUITAS COISAS DE UMA VEZ, NÃO ENSINA NADA: os materiais devem ter objetivos muito claros, trabalhando um novo desafio de cada vez.
7. NEM TODO MATERIAL SERVE PARA TODAS AO MESMO TEMPO: o uso do material deve respeitar a fase do desenvolvimento que a criança se encontra. Cada criança necessita de uma atividade, um objeto ou um material em momentos diferentes. É observando que vamos identificar o que ela busca agora, o que quer aprender.
O Cucalab desenvolve materiais de desenvolvimento exclusivos para contribuir no processo natural de desenvolvimento infantil. Ficou curiosa? Faça o download de um de nossos materiais GRATUITOS aqui e depois me conta como foi sua experiência :)
Comments