Como atrair a atenção da criança.
- Andressa D. C. Berger
- 3 de dez. de 2019
- 2 min de leitura
Para qual das duas imagens abaixo você olhou primeiro?
Com a criança não é diferente. Uma imagem de boa qualidade, com riqueza de detalhes e cores vibrantes logo capta a atenção da criança. Maria Montessori já falava sobre a importância do belo e dos detalhes ao apresentarmos o mundo para a criança.
Quando falamos em material didático em um ambiente Montessoriano, esse cuidado deve ser ainda maior, já que a criança é livre para escolher com o que vai trabalhar. Se as duas imagens acima representassem dois materiais disponíveis na estante, qual você acha que a criança escolheria? Qual você escolheria?
Existem recursos baseados na metodologia do design gráfico e instrucional, que quando aplicados ajudam no processo de aprendizagem. O uso correto de cores, de fontes (letras), composição, diagramação, formas, tamanhos, podem contribuir muito para a compreensão da informação que queremos passar. Veja alguns cuidados básicos que podemos observar ao disponibilizar um material didático para a criança:
Qualidade de imagem:
Uma imagem nítida é fundamental para que a criança compreenda a informação visual que queremos comunicar. Fotografias pixelizadas, ilustrações muito sintetizadas não são recomendadas para uso em material didático, principalmente para crianças pequenas, que ainda estão descobrindo o mundo.
Cores:
Cada cor tem um significado e passa uma determinada emoção. Quando inseridas em uma composição, devem estar de acordo com a mensagem que queremos passar. Por exemplo, quando abordamos alimentos, devemos utilizar cores quentes, que despertam até mesmo a fome, como o laranja e tons pastéis. Quando trabalhamos saúde e higiene, vale usarmos cores frias e que remetem a limpeza, como o azul claro, branco, gelo. Em atividades que envolvem a criatividade, podemos usar o amarelo, já que ele desperta o criativo.
Composição:
Elementos posicionados nos lugares corretos, bem alinhados entre si, com cuidado entre os espaços, com harmonia visual, proporcionam um melhor entendimento da informação e ordenação do pensamento da criança.
Fontes/letras:
A escolha da fonte é muito importante, principalmente em materiais da área de linguagem e alfabetização. Cada família de fonte possui um padrão de espaçamento entre letras, entre palavras e entre linhas. Existem padrões que auxiliam na leitura, deixando textos mais fluidos e agradáveis de ler. A escolha de tamanho da fonte também é importante.
Precisamos lembrar que tudo o que oferecemos para a criança fará parte do seu aprendizado. É importante prepararmos um ambiente organizado, calmo, harmônico, com materiais educativos atrativos, bem cuidados, interessantes e de acordo com a sua fase de desenvolvimento.
Comments