Características únicas que diferem os materiais montessorianos de jogos pedagógicos e brinquedos
- Andressa D. C. Berger
- 8 de jul. de 2018
- 2 min de leitura
Atualizado: 4 de jul. de 2019
Maria Montessori desenvolveu o conjunto de materiais de desenvolvimento partindo de suas observações e experiências vivenciais com as crianças, sempre com o intuito de auxiliá-las a conquistar seus objetivos no processo de desenvolvimento natural da vida. Existem três características essenciais que diferem os materiais montessorianos de jogos pedagógicos e brinquedos:
SERVIR A MANIPULAÇÃO DA CRIANÇA:
O material montessoriano é da criança. Ela tem a liberdade de escolher e manipular o material com o qual deseja trabalhar naquele momento. Essa escolha se dá a partir de necessidades intrínsecas da criança e também dos atrativos visuais e sensoriais do material. A criança pode manipular o material e repetir a atividade quantas vezes sentir necessário.
CONTROLE DE ERRO:
Todo material montessoriano possui um dispositivo de controle de erro. Esse recurso mostra para a criança se ela conseguiu finalizar a atividade da maneira correta ou não. Um dos principais pilares do método montessori é a autoeducação e o controle de erro no material reflete esse conceito, o qual diz que toda a criança, de posse das condições necessárias, pode aprender sozinha.
ISOLAMENTO DA DIFICULDADE:
Cada material montessoriano trabalha um único objetivo. Segundo Montessori devemos apresentar uma dificuldade de cada vez para a criança. Se o objetivo é trabalhar a cor, por exemplo, todos os outros elementos (forma, tamanho, textura) devem ser iguais.
Outra condição importante referente aos materiais montessorianos é o limite de quantidade. Em uma classe ou ambiente montessoriano disponibiliza-se apenas uma única unidade de cada material. Essa ação faz com que cada material seja especial. Como as crianças trabalham individualmente ou em pequenos grupos, precisam esperar a sua vez de manipular determinado material que já esteja em uso naquele momento. A percepção de tempo e o saber esperar é amplamente trabalhado nesse sentido.
Em sua obra Pedagogia Científica, Montessori relata que é necessário que o material de desenvolvimento se preste à atividade motora da criança, pois o movimento das mãos no fazer e desfazer, colocar e recolocar repetidas vezes, torna o trabalho prolongado e interessante. Ela diz ainda que um brinquedo belíssimo com uma aparência atraente pode despertar o interesse da criança, mas enquanto elas puderem somente ver, escutar ou tocar um objeto imóvel, esse interesse tende a ser superficial e passageiro.
" Enganamo-nos pensando que a criança cheia de brinquedos e sempre cercada de ajuda, deveria ser a mais evoluída." (Maria Montessori)
Faça aqui o Download gratuito de materiais montessorianos
Comentários