Rotina montessoriana: os 7 momentos
- Andressa D. C. Berger
- 4 de jul. de 2019
- 1 min de leitura
Maria Montessori descobriu que a ordem e a previsibilidade são muito importante para as crianças pequenas. Elas precisam saber o que vai acontecer a seguir para que se sintam seguras e tranquilas. Dessa maneira as crianças experimentam a sensação de controle sobre a sua vida o que resulta em autoconfiança e autoestima.
Em escolas e espaços de ensino que adotam o Método Montessori a rotina das crianças é planejada com base em 7 momentos:
1. Trabalho pessoal
2. Encontro da comunidade
3. Lanche
4. Pátio/parque
5. Exercício de linha
6. Lição do silêncio
7. Atividade para esperar a família
Cada momento não precisa necessariamente acontecer nessa ordem, ou seja, a sequência das atividades deve ser adaptada às necessidades e perfil de cada grupo.
Eu preparei um pequeno guia para te ajudar a entender o que cada momento significa e como pode ser trabalhado. Para acessar é só clicar logo abaixo:
Os rituais também reforçam a sensação de domínio do mundo pelas crianças. Tanto em casa como na escola, é importante que as atividades sejam feitas sempre na mesma ordem e sempre que possível sejam narradas pelos adultos. A compreensão das coisas que acontecem no seu cotidiano trazem uma sensação de conforto à criança e ajudam-na a conhecer-se melhor e ser capaz de comunicar-se com confiança e clareza narrando os acontecimentos do seu dia a dia.
Se você também acredita em uma educação integral, afetiva e para a vida, siga comigo =)
Um abraço,
Andressa Dalla Costa Berger
Mãe, designer gráfico, empreendedora e educadora montessoriana
留言